1 - PAINEL INTEGRADO
OBJETIVO : Trabalhar no "grupão" em equipes de forma prática, desenvolvendo a comunicação e reflexão dispensando o plenário e a centralização do encontro numa só pessoa.
DESENVOLVIMENTO :
Dividir o grupão em equipes da seguinte forma :
Num grupo com 16 pessoas, poderá dividir em 4 equipes de 4 pessoas.
Cada participante da equipe receberá uma letra: a, b, c, d
As equipes receberão o tema a ser debatido e perguntas propostas.
Após terem refletido sobre o tema serão formadas novas equipes.
Os que tiverem a letra "a" formarão uma nova equipe. O mesmo acontecerá com os que tiverem a letra b, c, d.
Agora todos partilharão o que foi debatido nas equipes anteriores.
No final da dinâmica todos os participantes deverão ter tomado conhecimento de todas as reflexões feitas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
2 - EU E MEU GRUPO
OBJETIVO : Avaliar o grupo e a contribuição de cada um de seus membros.
DESENVOLVIMENTO : Cada um responde em particular às perguntas:
que me agrada no grupo?
que não me agrada?
que recebo dele? o que deixaria de ganhar se ele se acabasse?
que recebo de cada pessoa?
que ofereço ao grupo?
qual foi a maior tristeza?
Cada um responde o que escreveu. É importante ressaltar que não se trata de discutir em profundidade mas principalmente de se escuterem reciprocamente. Depoi de ouvir todo mundo, fazer uma discussão do que fazer para que o grupo melhore.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
3 - QUEBRA-CABEÇA
OBJETIVO : questionar no gruo se os encontros estão ou não sendo monopolizados por alguns e valorizar a participação de todos.
Material : Quebra-cabeças conforme a quantidade de equipes, com figuras que falem sobre união e participação de todos.
DESENVOLVIMENTO : dividir o grupo em equipes. Distribuir para cada equipe um quebra-cabeça. Antes você deverá trocar uma peça de cada quebra-cabeça. Cada equipe deverá ter um observador que irá anotar o comportamento dos participantes. Depois discutir na equipe:
Houve a participação de todos?
Alguém monopolizou? Alguém ficou de fora? Por que?
Foi sentido a falta da peça? Alguém foi procurar a peça?
O que a dinâmica e a figura tem a ver com o nosso grupo?
Poderão ser elaboradas outras perguntas, conforme a necessedidade do grupo.
0 comentários:
Postar um comentário